Arte urbana: Stencil

imagem 22Oii!

Há muito tempo não posto nada sobre arte (vergoinha hahaha). Nesse final de semana grafitei um stencil, que fiz para um trabalho de faculdade, na parede do meu quarto. Ele não é muito grande, mas decidi mostra para vocês, e me pediram também.

Um estêncil (do inglês stencil) é uma técnica usada para aplicar um desenho ou ilustração que pode representar um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata, através da aplicação de tinta, aerossol ou não, através do corte ou perfuração em papel ou acetato. Resultando em uma prancha com o preenchimento do desenho vazado por onde passará a tinta. O estêncil obtido é usado para imprimir imagens sobre inúmeras superfícies, do cimento ao tecido de uma roupa.”

Antes de elaborar o stencil fiz uma pesquisa sobre a história do grafite, para entender melhor essa arte urbana, e depois fui atrás de artistas que trabalha somente ou na maioria de suas artes com stencil. Mas o artista em que me inspirei foi Martin Whatson. Nascido na Noruega, em 1984, foi durante seus estudos em Olso onde ele teve o primeiro contato com o stencil usado na arte urbana. Apaixonado pelo grafite durante anos, ele acompanhou de perto a arte de rua florescer, assim em 2004 ele decidiu começar sua própria produção artística dentro da arte urbana.

Martin se inspirou nos assuntos políticos que Dolk e Banksy retratavam através de suas artes, mas com o tempo encontrou seu jeito de retratar as coisas, um formas mais sutis de expressão. Me chamou muito atenção a forma como ele encontra beleza no que a maioria das pessoas acha feio, fora de moda ou simplesmente deixada para trás. Ele procura inspiração nas paisagens urbanas e edifício que estão prontos para ser demolidos. Isso o ajudou a desenvolver seu estilo. Martin cria cenas sutis e únicas com stencil, sempre passando uma mensagem de paz e amor, uma poética bem hippie, e uma abordagem bem feminina. Porem seu trabalho ainda tem sua expressão masculina. Toque alegre, feminino, com borboletas, pombas e corações, porem em cores vibrantes, sempre dizendo muito sobre o mundo de hoje.whatson-make-love

Amo esse! É uma releitura da obra de René Magritte <3
Amo esse! É uma releitura da obra de René Magritte ❤

whatson-the-cover-up

Colando o stencil para poder aplicar as cores.
Colando o stencil para poder aplicar as cores.

Depois das pesquisas comecei elabora idéias de stencil, a principio utilizei como base stencils já existentes, mas decide usar uma foto como base para elaborar uma ideia que já estava na minha cabeça á algum tempo. De início, como mostro nos esboços, seria uma mulher em que teria chifres de veado e minha assinatura faria parte do desenho ( já faz um tempo que ando fissurada por pessoas com partes de animais hahahah).IMG_4676 A escolha dessa imagem é por ser algo impossível, tanto pelo fato de uma mulher com chifres, como uma fêmea com chifres, pois só quem os possui são os machos que usam para lutar na disputa da fêmea e ao quebrarem ou caírem ele nascem de novo. O desenho tem detalhes como os chifres que parecem mãos que formam um triangulo, os olhos, nariz e boca que é o cabide, minha assinatura. Conforme fui desenhando e elaborando, novas ideias foram aparecendo e fui fazendo pequenas modificações.

Os primeiros passos foram fazer os desenhos, determinar as pontes e corta-lo.IMG_4677 IMG_4678imagem 8 imagem 9

Depois de elaborar os stencils, comecei a fazer os testes de cores. Ao fazer os testes não consegui o resultado desejado com o cabelo e então decidi tira-lo, depois de ter feito vários teste das duas formas. imagem 15 imagem 18 imagem 11 imagem 13 imagem 14 imagem 17

Fiz diversos testes com as cores, combinação com cores que se contrastam, cores do mesmo tom, cor do rosto, do chifre, contorno. Foi difícil para escolher somente uma composição, diante de tantas opções. O lugar que escolhi para aplicar o stencil foi a parede do meu quarto, por isso na hora de escolher as cores procurei algo que se encachace com a decoração do quarto.imagem 23 imagem 24 imagem 26

Primeira fase, a sombra.
Primeira fase, a sombra.

imagem 29

Finalizado!
Finalizado!

IMG_4673O laranja do chifre se destacou no marrom do rosto, assim dando destaque ao chifre. Existem duas cores de contorno na obra, a do chifre é como se fosse o cosmo, a combinação do pink, com roxo e verde água. Já o contorno do rosto é um marrom bem escuro, os olhos são verdes, o mesmo usado no chifre, e a boca/nariz foi usado o pink, também o mesmo usado no chifre. No final o resultado foi o desejado, algo simples, mas ao mesmo tempo rico de detalhes e significados.

O ideal é usar o spray próprio pra grafite, mas você pode comprar aqueles multiuso também.IMG_6146 IMG_6147

O stencil da um pouco de trabalho mais o resultado final é ótimo, ele é usado bastante para estampar paredes. O que acharam?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s